As orquídeas são uma das plantas mais bonitas e elegantes que existem mas cultivá-las não é fácil. O cuidado com as orquídeas é um pouco mais complicado do que com outras plantas de interior. Elas requerem iluminação especial, umidade e níveis de temperatura bem controlados para prosperar.
Embora você possa pensar que isto torna o cultivo de orquídeas quase impossível, não tem que ser assim! Uma vez que você conheça as condições certas de que sua orquídea precisa para se desenvolver e manter-se bonita por um longo período, cuidar destas belas plantas se torna muito menos desafiador. Reunimos nesse artigo algumas dicas úteis para você. Vamos lá?
Como cultivar orquídeas: O básico do cultivo de orquídeas
As orquídeas são plantas tropicais que crescem naturalmente em climas úmidos. Em termos de cuidados, elas são o extremo oposto dos cactos, nativos de climas secos em que a umidade é escassa.
Por sua vez, as orquídeas adoram ambientes onde a umidade é alta. Na natureza, elas aparecem frequentemente em áreas onde há muita chuva durante todo o ano. Portanto, para manter o cultivo saudável dessas lindas plantas dentro de casa, será necessário criar um ambiente semelhante ao do seu habitat natural.
Iluminação ideal para orquídeas
Se há uma coisa que você deve acertar ao cultivar orquídeas, é a quantidade de luz a que elas estão expostas. As orquídeas crescem naturalmente em ambientes tropicais com bastante luz solar. Ao cultivar orquídeas dentro de casa, você tem que simular esta condição. Certifique-se de que você coloque suas plantas dessa espécie em um local onde ela receba bastante luz (não sol direto). Se suas orquídeas não receberem luz suficiente, elas murcharão e morrerão.
O sol direto, por outro lado, pode causar queimaduras e morte precoce em suas orquídeas. Portanto, a condição ideal é a de luz solar parcial sem a incidência de sol direto por longas horas do dia.
Umidade adequada para orquídeas
Como já citamos anteriormente, na natureza as orquídeas crescem em ambientes com alta umidade. Em áreas tropicais, os níveis de umidade são sempre altos. Para cultivar orquídeas dentro de casa, você precisa simular ambientes úmidos usando umidificadores e cultivando suas plantas em vasos com solo bem úmido.
Um umidificador é uma ferramenta essencial de jardinagem interior que você deve possuir, quer você cultive orquídeas ou não. As orquídeas não precisam apenas de umidade; elas precisam da quantidade certa de umidade. Se suas orquídeas não tiverem umidade suficiente, elas podem sofrer de doenças comuns dessas plantas como a podridão da raíz ou ataque de fungos.
Atenção também a rega: orquídeas cultivadas em vasos requerem um solo úmido, mas não encharcado.
A importância do solo correto para as orquídeas
As orquídeas adoram solo rico e orgânico. Se você tiver uma mistura para vaso sem muitos nutrientes, suas orquídeas terão dificuldades para prosperar. Se você quiser cultivar orquídeas em vasos de maneira apropriada, não poderá usar terra comum do seu jardim. Você terá que investir em um bom preparo orgânico, com os nutrientes que as orquídeas almejam. Além do solo correto, as orquídeas em vasos prosperam em uma mistura de casca de árvore ou coco junto com perlite ou vermiculita para ajudar a melhorar a drenagem.
Dica extra para o sucesso no cultivo de orquídeas
Cuidado, no momento da compra, para adquirir orquídeas saudáveis. Antes de começar o cultivo, certifique-se de que as plantas que você compra estejam saudáveis. Evite comprar orquídeas que tenham sinais de doenças (manchas, fungos e outros) ou que estejam deterioradas, dando sinais que já estão morrendo. Se você começar com orquídeas doentes ou moribundas, você terá dificuldades para mantê-las vivas.
Conclusão
As orquídeas são lindas, mas não são fáceis de serem cuidadas. Se você quer cultivar orquídeas, você tem que criar um ambiente que seja semelhante ao seu habitat natural. As orquídeas crescem naturalmente em ambientes úmidos, com muita luz. Se você puder criar estas condições, você tem uma boa chance de cultivar orquídeas saudáveis.
Elas precisam de muita água, mas não de um solo encharcado, que favorece o aparecimento de fungos. O solo, como vimos, também precisa ser orgânico e rico em nutrientes. Se você puder atender a estas exigências, tem uma boa chance de cultivar lindas orquídeas.